“Mengo!
Estou sempre contigo
Somos uma nação
Não importa onde esteja
Sempre estarei contigo

Com meu manto sagrado
E a bandeira na mão
O Maraca é nosso
Vai começar a festa”

Mengão do Meu Coração – Flamengo

 

Se você gosta de futebol, ama o mundo dos esportes ou é apaixonado por conhecer lugares novos em suas viagens, você certamente já pensou em visitar um dos mais importantes estádios da história do futebol, o Maracanã.

Imagem do Maracanã hoje

Nós separamos para você esse texto exclusivo sobre esse monumento magnífico localizado no Rio de Janeiro.

 

Ele é um estádio tão importante como o Pacaembu ou o Morumbi no Brasil e pode ser comparado até mesmo ao Camp Nou a nível internacional.

 

Maracanã, ou maraca como alguns apelidaram, é o nome do Estádio Jornalista Mário Filho que foi inaugurado para a Copa do Mundo de 1950 com nome até então de Estádio Municipal, durante o governo do Rio de Janeiro de Ângelo Mendes de Moraes.

Ele tinha a capacidade de 155 mil lugares, o que superava o Hampden Park em Glasgow e se tornou o maior estádio do mundo na época.

Mas, você deve estar se perguntando:

O que é Maracanã? O que significa maracanã? Ou por que o nome maracanã?

O motivo pelo qual o Maracanã tem esse nome é a origem da palavra em tupi.

A palavra Maracanã vem do tupi maraka’nã que significa “semelhante a um chocalho”. Isso porque a região era habitada por várias espécies de aves como o Maracanã-Guaçu que fazia um barulho de chocalho. Assim as tribos indígenas que ali habitavam deram o nome a essa região.

Chocalho indígena

A inauguração tem a data precisa de 16 de junho de 1950. O Maracanã foi feito para sediar a Copa do Mundo daquele ano, pois a Europa estava com sérios problemas após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Mas o estádio não se tornou mundialmente conhecido apenas pelo seu tamanho, ele também foi sede do milésimo gol do maior jogador de todos os tempos, o Rei Pelé. Além de ter sido palco de partidas históricas no Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Mundo.

Imagem do Maracanaço

Nos últimos anos, ele foi sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007, sendo palco da abertura e do encerramento do evento, bem como dos Jogos Olímpicos de 2016. Também foi sede da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.

Além do futebol, o estádio já recebeu partidas de outros esportes e espetáculos de artistas como Frank Sinatra, Tina Turner, Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney entre outros.

A história do Maracanã começa com uma partida inaugural em 1950 e o primeiro gol nele foi de Didi, campeão em 1962 e 1958 pela Seleção Brasileira. A partida foi em 17 de junho de 1950.

Logo em seguida, em 24 de junho, a Copa do Mundo começou com uma grande goleada da seleção contra o México por 4 x 0.

Mas, futebol tem dessas coisas e, infelizmente, o Maracanã foi palco, nessa mesma Copa do Mundo, de uma das grandes tristezas do futebol brasileiro conhecido como Maracanaço.

Uruguai 2 x 1 Brasil

O Brasil perdeu, na final, de 2 x 1 para o Uruguai e não foi campeão nesse ano, justamente jogando em casa.

Apesar disso, grandes jogadores iniciaram sua carreira jogando no Maracanã.

Pelé jogou a primeira vez na Seleção Brasileira em 1957 no Maracanã, em 1961 fez o primeiro “gol de placa” e em 1969 fez seu milésimo gol ali.

Não só Pelé, mas também Garrincha foi um dos principais personagens que já passaram pelo estádio.

E Zico é o maior artilheiro jogando no estádio com 333 gols em 435 partidas no Maracanã.

 

“O Maraca é nosso! AHA UHU”

Grito de guerra

 

No ano 2000, quando o estádio fez seus 50 anos, foi inaugurado a Calçada da Fama com as marcas dos pés dos craques que marcaram a história dos jogos que aconteceram no Maracanã e a lista é enorme.

Dentre os grandes craques está a grande jogadora de futebol feminino, Marta.

Ela deixou sua marca após a Seleção Feminina conquistar o ouro nos Jogos Pan-Americanos em julho de 2007. Ano em que o estádio sediou a cerimônia de abertura e encerramento, bem como as finais e as semifinais de futebol masculino e feminino. Nesse mesmo ano, o estádio também acolheu a Pira Pan-Americana durante a realização do evento.

 

Quem fez o Maracanã?

Antes do Maracanã, e desde 1885, funcionava o Derby Club do Rio de Janeiro, ambiente em que havia provas de turfe. E, de fato, antes da construção do Maracanã havia restos de ferraduras e cocheiras até começarem as obras.

Além disso, um gramado da pista de corrida estava no local. E era ali onde jogavam uns garotos sonhadores na época. Dentre eles estava o tetracampeão mundial, duas vezes campeão como jogador, em 1958 e 1962, uma vez campeão como treinador, em 1970, e uma vez campeão como assistente técnico, em 1994: Zagallo.

O jogador acompanhou a mudança do local bem de perto desde o seu início.

Zagalo no Maracanã foto antiga

Como na época não tinha quadras de futebol que estivessem à disposição para a população carioca, as crianças jogavam na rua ou na praia e o gramado que havia ali já era bom demais.

Nos primeiros anos da década de 1950, Zagallo servia ao Exército Brasileiro e tinha ainda seus 18 anos. O jogador ajudou na retirada dos entulhos do local, já que o serviço era feito também com a ajuda do 6º Batalhão.

Zagallo acompanhou de perto a limpeza do terreno e a construção daquela imensidão. Conta-se que ele mesmo duvidava que um dia aquele estádio enorme conseguisse realmente chegar à sua capacidade máxima de lotação com torcida.

Zagalo como técnico foto antiga

O jogador também estava lá no dia da grande final da Copa de 1950, mas não como jogador e sim como força de segurança do grande evento.

Ele ficou admirado como, de fato, tinham conseguido lotar o estádio com 199.854 pessoas no local.

Diante da primeira Copa do Mundo que ele viu na vida, Zagallo nem sequer imaginava que em oito anos ele mesmo seria campeão mundial, além de ganhar com o Flamengo e o Botafogo outros títulos no próprio Maracanã.

Na época, a cidade do Rio de Janeiro mudou sua estrutura para acolher o evento. A copa seria transmitida ao vivo via rádio e para muitos países.

Isso fazia com que o Rio de Janeiro tivesse uma nova estrutura.

Copacabana foi a zona mais afetada, porque virou rapidamente o ponto turístico mais cobiçado e uma verdadeiro bairro internacional no Rio de Janeiro, além de ser, até os dias de hoje, o principal ponto de referência para turistas do mundo todo.

Por outro lado, o legado deixado pela Copa do Mundo de 1950 e pelo estádio foi a Favela do Esqueleto que surgiu com a construção do Maracanã e em toda a década de 1950.

A Favela do Esqueleto tinha cerca de 12 mil habitantes distribuídos em 4 mil barracos  feitos com os restos do Hospital das Clínicas da Universidade do Brasil e com os entulhos da construção do Maracanã.

Eram barracos feitos de madeira e ocupados por trabalhadores, pedreiros e famílias.

Essa favela, no entanto, foi demolida em 1965 e nos anos 70 foi sede do prédio da Universidade Estadual da Guanabara, que é a atual UERJ.

A Copa do Mundo não impactou apenas a mudança econômica e turística da região e da cidade como um todo, mas a cidade passou a se expandir para além da Praça da Bandeira, povoando as regiões entre Tijuca, Vila Isabel e Andaraí.

Além disso, o Rio de Janeiro entrou para o cenário do futebol no Brasil e no mundo.

E, de fato, conta-se que o futebol brasileiro passou a ser levado mais a sério após a construção do Maracanã.

O futebol se tornou algo tão sério que o Brasil passou a ser classificado para competir em todas as Copas do Mundo até hoje, chegou a inúmeras finais do mundial e continua sendo o país que possui mais títulos no mundo.

Foto antiga de Getúlio Vargas

Até então, a Copa do Mundo tinha tido duas edições europeias: na Itália em 1934 e na França em 1938. Já em 1930 tinha sido no Uruguai. Então, foi no ano de 1950 que o evento voltou à América Latina.

Esses fatores e os projetos da Era Vargas marcam uma enorme mudança no cenário internacional do Rio de Janeiro como a principal cidade internacional do país.

O Maracanã tinha como grande opositor de sua construção Carlos Lacerda que difamava o governo de Getúlio Vargas e era apoiado por uma população incrédula em relação ao mundial e ao progresso do Brasil.

A maioria das pessoas estava receosa, principalmente porque o transporte da cidade era caótico e a situação parecia não está a um nível internacional.

Algo parecido com o que aconteceu em 2014, quando as pessoas, durante o Governo da Presidente Dilma Rousseff, pediam para que o Brasil tivesse mais hospitais, escolas e qualidade de vida em vez de estádios monumentais para turistas visitarem.

Mas, em 1950, diferente de 2014, a população vibrou muito mais. Muitos acreditavam que o Brasil seria um país do futuro, garantindo aquele primeiro título.

No Brasil do futuro, o Rio de Janeiro e o Maracanã eram palco do cenário político-cultural de um país moderno e civilizado.

E é nesse contexto que nasce o Maracanã, o maior estádio do mundo até então e com a volta de Getúlio Vargas à presidência, junto com o plano de desenvolvimento nacional brasileiro.

O sonho de um país forte, industrial e democrático estava nas mãos do então presidente Getúlio Vargas.

Vargas vendia a imagem de um país grandioso e conhecido como o país do futebol, sendo essencial ter o Maracanã como um símbolo dessa magnitude.

A ideia de que o brasileiro produzia o melhor futebol do mundo já havia surgido na primeira era Vargas, mas cresceu ainda mais em seu segundo governo.

O populismo de Getúlio Vargas tinha como meta erguer o Brasil para o cenário mundial, colocando todas as suas apostas para que a Seleção Brasileira fosse a grande campeã da Copa do Mundo de 1950.

Mas, nem tudo aconteceu como o esperado e, por isso, a derrota contra o Uruguai deixou uma lembrança amarga na população.

O Maracanaço foi tudo o que conseguimos.

A derrota levou junto com ela toda a construção de um símbolo de esperança para o país que já vivia tempos difíceis com o fim da Segunda Guerra Mundial e do Estado Novo no Brasil em 1945 junto com um vazio que vivia o resto do mundo.

Só oito anos depois de 1950, lá na Suécia, o Brasil foi confirmar sua posição como melhor do mundo e conseguir realimentar as esperanças do povo com aquele primeiro título.

No ano de 1950, o Brasil disponibilizou seis cidades como sede para os jogos da Copa do Mundo. Muito tempo depois, em 2014, o Brasil tinha 12 cidades para acolher o evento. E fez o novo Maracanã entre 2010 e 2013.

Sou tricolor de coração
Sou do clube tantas vezes campeão
Fascina pela sua disciplina
O Fluminense me domina
Eu tenho amor ao tricolor

Hino do Fluminense

O dono do Maracanã

Facilmente associado à torcida do flamengo, você sabia que o Maracanã não é do flamengo?

O dono do Maracanã é o Governo do Estado do Rio de janeiro, mas a discussão de quem é o dono do Maracanã á algo rivalizado entre Fluminense e Flamengo e persiste ao longo dos anos.

Imagem de Flamengo x Fluminense

A disputa para saber de qual time é o Maracanã se atualiza a cada ano. Muito se discute sobre quem administra o Maracanã ou de quem é o Maracanã.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo
Flamengo sempre eu hei de ser
É meu maior prazer vê-lo brilhar
Seja na terra, seja no mar
Vencer, vencer, vencer!
Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer!

Hino do Flamengo

 

Os dois times assinaram vários acordos para administrar o Maracanã com licitações do Governo do Rio de Janeiro. A dupla Fla-Flu assumiu a administração que antes era do Complexo liderado pela Odebrecht.

Ambos os times arcam com os custos fixos do Maracanã, cerca de R$ 2 milhões por mês, além de um pagamento mensal de R$ 166 mil reais ao Governo do Rio de Janeiro.

Os clubes também podem explorar o Tour Maracanã com 10% de faturamento ou R$ 64 mil reais no mínimo de repasse ao governo. Acordo esse feito em abril de 2019.

Visitar o Maracanã

Bem, negócios e histórias a parte, você gostou de saber essas curiosidades e quer visitar o Maracanã? Quer entrar no Maracanã e ver de perto toda sua história?

Então, para ir ao Maracanã você pode escolher entre metrô ou trem, que são a maneira mais prática de acessar o estádio. São duas as principais estações de metrô ou trem: Maracanã e São Cristóvão. O local de desembarque depende do seu portão de acesso. E isso vai depender de como você quer entrar.

Estádio

Para chegar ao Maracanã, você pode ir de metrô ou Super Via.

No caso do metrô, pegue a Linha 2 e desembarque em Maracanã ou São Cristóvão. Caso queira, você pode optar também pela estação São Francisco Xavier da Linha 1 do metrô.

Caso venha da Barra ou da Zona Sul (Ipanema ou Copacabana, por exemplo), pegue a Linha 4 e Linha 1 e depois troque para Linha 2 em qualquer estação de integração.

Na Estação Maracanã você vai ter acesso aos portões A, B e C, ou seja, para acessar o lado Oeste do Estádio (rampa da UERJ e entradas A, B e C), você deve desembarcar na Estação Maracanã.

Na estação São Cristóvão, você vai ter acesso aos portões D, E e F, ou seja, para acessar o lado Leste do Estádio (rampa do Bellini e entradas D, E e F) você deve desembarcar pela estação São Cristóvão.

E na Estação Francisco Xavier da Linha 1, você vai acessar os portões C, D e E.

No caso dos trens, as estações Maracanã e São Cristóvão são integradas à Linha 2 e aos trens Super Via.

O BRT também é uma opção. Você pode pegar o Trans Carioca e seguir até a estação Vicente de Carvalho, e fazer a integração com a Linha 2 do metrô. Depois é só seguir até as estações Maracanã ou São Cristóvão.

O maracanã está situado na Zona Norte do Rio de Janeiro e fica no bairro da Tijuca, precisamente na Avenida Presidente Castelo Branco, Rio de Janeiro – RJ, 20271-130, Brasil.

Onde estacionar no Maracanã?

O Maracanã está sem estacionamento e a melhor opção para deixar seu carro é o estabelecimento da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ no valor de R$30,00. É possível você estacionar através da Rua São Francisco Xavier, 524 que fica a menos de 1 km do Estádio.

O Maracanã fica perto de qual aeroporto?

Para você que está se deslocando brevemente até o estádio para ver um jogo e fazer um bate-volta, o Aeroporto mais próximo do Estádio é o Aeroporto Santos Dumont que fica bem próximo da Estação Cinelândia do Metrô, facilitando o acesso ao estádio. Assim, você pode chegar diretamente do aeroporto para o Estádio.

O Maracanã fica perto de Copacabana?

Não. O estádio não fica perto, demora 40 minutos se você utilizar a L2 para ir de Copacabana para o Estádio ou 1 hora de ônibus na linha 436. Uma hora e meia de 432 ou 455. Se você for de táxi ou carro, cerca de 20 minutos você chega lá.

O Maracanã fica perto de qual praia?

O Maracanã fica perto da Praia da Barra. São cerca de 27 km e, de carro, você pode chegar em meia hora.

Cidade do Rio de Janeiro vista de cima

Tour Maracanã

O valor do Ingresso Tour Maracanã é R$65,00 reais com visita guiada e R$55,00 reais sem visita guiada.

A meia entrada é R$32,50 se for guiada e R$27,50 se for não guiada. Pessoas até 21 anos e estudantes de todas as idades fazendo um curso reconhecido pelo MEC são quem tem direito a pagar meia para fazer a visita.

Crianças até cinco anos não pagam.

Para visitar o Maracanã, você pode utilizar o Tour Maracanã e desfrutar de uma verdadeira experiência dentro de um verdadeiro templo do futebol mundial.

O Tour Maracanã permite uma visita excelente para aqueles que são apaixonados por futebol. E você pode comprar os ingressos online ou lá mesmo no estádio entre 8h30 e 16h30, mas saiba que você deve aguardar o horário certo da visita guiada, caso queira.

Esse tour guiado dura cerca de 30 a 50 minutos, mas atenção, em dias de shows ou jogos o horário fica restrito.

Nessa visita, você vai conhecer o acervo do estádio, sua história e cada um dos jogadores que fizeram a história do estádio.

Lá você vai ouvir falar muito de Zico, pois ele é o grande personagem do estádio e o maior artilheiro ali. Você vai poder ver os vestiários com camisas de vários times e jogadores. Você vai poder entrar no campo que foi palco de muitas emoções. Além disso, você poderá também ir até a sala de coletiva da imprensa.

O que é o Maracanã mais?

O Maracanã Mais é um setor onde o comprador tem direito à buffet, refrigerante, suco e água liberados, bem como vários pratos e comidas.

Como comprar Maracanã mais?

Os ingressos são entre R$65,00 e R$500,00 reais, variando de acordo com os setores e os planos de sócio-torcedor. Você pode comprar online ou nos pontos de vendas. Mas é melhor conferir o site oficial dos times, pois há todas as informações necessárias.

O Maracanã Mais é um setor que vai oferecer para você uma experiência única para assistir a um jogo. Esse setor fica no Oeste Inferior com uma bela visão do campo e central, além de ter Buffet liberado, exceto bebida alcoólica que você tem que se dirigir ao bar.

É uma excelente opção para assistir o jogo confortavelmente e sem muita aglomeração. Mas tudo tem um custo, ele é três vezes mais caro que a entrada normal. Por exemplo, num jogo de R$60,00, você pagaria R$165,00. Os valores podem variar dependendo do jogo.

Para acessar o setor do Maracanã Mais, a melhor entrada é pela rampa da UERJ, perto da Estação Maracanã.

Esperamos que você tenha gostado de todas as informações contidas aqui neste texto e separamos para você algumas indicações de leitura, sites e livros:

  • Livros

Antônio Edmilson Martins Rodrigues – A Cidade e o Poeta – Olhar de Flaneur na Belle Époque Tropical.

Joel Rufino dos Santos – História Política do Futebol Brasileiro

  • Sites

Site oficial do Fluminense

Site oficial do Flamengo

Hotel próximo ao maracanã

  • Documentário

 

Maracanã, 2014. Direção de Sebastián Bednarik e Andrés Varela

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *