Bibliotecas Públicas no Brasil

As Bibliotecas Públicas no Brasil podem ser consideradas como um patrimônio da humanidade. A maioria das cidades possuem ao menos uma biblioteca e cada biblioteca contém documentos históricos tanto do estado, quanto do país, podendo ser considerada um museu de documentos públicos. Além disso, romances e livros educativos estão sempre disponíveis na biblioteca, o que lhe ajudará a economizar muito quando você desejar iniciar uma leitura.

Não são todos os livros de lançamento que estão disponíveis, mas como as bibliotecas recebem doações de tempos em tempos, é comum chegar um livro novo e assim você poderá ler livros novos ou antigos sem gastar um centavo, e o mais legal de tudo é que qualquer cidadão brasileiro pode ter acesso a qualquer biblioteca do país, leia mais abaixo para saber como alugar um livro na biblioteca.

Além de possuírem um ótimo ambiente para leitura, o silêncio é algo obrigatório em todas as bibliotecas, então se você deseja sair um pouco do ambiente barulhento de casa ou das universidades, vá para a biblioteca e leia o seu livro ou estude em paz, sem que o barulho lhe incomode.

Bibliotecas Públicas no Brasil

É comum também que as bibliotecas abriguem eventos universitários ou culturais, portanto você pode ficar atento a lista de eventos que irão ocorrer na biblioteca da sua cidade e participar sempre que possível, quase sempre esses eventos são gratuitos e você poderá aprender com universitários de alto nível. Um evento comum em cidades com universidades, por exemplo, é o café científico, que costuma discutir temas da ciência abrindo a discussão para que a sociedade possa aprender um pouco mais sobre o mundo da ciência.

Como pegar um livro na biblioteca?

Se você está precisando de algum livro que o professor da sua escola ou faculdade indicou, mas você não conseguiu encontrar ou está achando os preços muito altos, você pode fazer um empréstimo de livro na biblioteca e ver qual a biblioteca mais próxima da sua casa. Na Brasil-Infos temos uma lista com todas as bibliotecas do brasil, verifique no seu estado e na sua cidade qual a biblioteca mais próxima de você e pegue o número de contato.

Com o número de contato em mãos, ligue para a biblioteca perguntando se o livro está disponível, se ele estiver, ótimo! Basta que você vá até a biblioteca com um Comprovante de Residência em mãos, o seu Documento de Identidade constando RG e CPF e apresente para a recepcionista da biblioteca.

O cadastro é feito de maneira rápida utilizando os seus dados e a partir de então você já poderá começar a ler o livro que desejar da biblioteca.

Mas fique atento! O prazo de entrega deve ser respeitado, caso contrário poderão incidir dois tipos de multa.

Geralmente as bibliotecas estabelecem um prazo de 7 dias para a devolução do livro, podendo variar até 15. Isso faz com que ela possa garantir que o livro ainda está em bom estado e que não foi perdido ou vendido para alguém. Caso você ultrapasse esse prazo, lembre-se de se dirigir até a biblioteca para renovar o empréstimo do livro na biblioteca. Para renovar é simples, basta que você leve a sua identidade com o seu nome e foto, e apresente o livro mostrando que ele está em bom estado. O livro será então renovado e você poderá levá-lo para casa para finalizar sua leitura.

O número de renovações é indefinido, você pode renovar até quando achar necessário. Mas caso alguém reserve o livro nesse período há chances de que você precise devolver o livro para que essa outra pessoa também tenha acesso a ele.

Em relação as multas caso você atrase, elas são de dois tipos:

Multa paga por atraso: Como o próprio nome diz, na multa paga você deverá pagar por cada dia de atraso, os valores podem variar de R$1,00 à R$4,00 a depender da cidade e se a biblioteca é particular ou pública. Mas ninguém quer jogar dinheiro fora, certo? Portanto evite receber multas e devolva o livro na hora para que você não gaste dinheiro a toa.

Multa de privação por atraso: Essa multa não dói no bolso, mas com certeza chateia muitas pessoas que amam ler. Neste caso, cada dia que você passa sem devolver o livro, você ficará bloqueado por um dia de pegar o livro. Então, se por acaso você ficou 30 dias sem devolver um livro em específico, você ficará 30 dias sem poder pegar um livro novo. Lembrando que essas multas podem variar sendo mais graves ou mais leves também a depender da cidade e da biblioteca.

Quantas bibliotecas existem no Brasil?

No Brasil existem cerca de 7,7 mil bibliotecas públicas, sendo 1958 delas na região sudeste e 500 no centro oeste. Você pode ver a quantidade de bibliotecas públicas no Brasil em tempo real acessando este site.

Qual a Biblioteca mais antiga do Brasil?

Uma frase clichê dita na Bahia é “O Brasil foi descoberto na Bahia”, talvez mesmo por isso grande parte das instituições no Brasil tenham tido início na Bahia, como por exemplo a primeira Universidade de Medicina do Brasil inaugurada em 1808.

E não é de surpreender ninguém que a primeira biblioteca pública do Brasil também seja na Bahia! A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), também conhecida como Biblioteca Central dos Barris, é não só a primeira Biblioteca a ser inaugurada no Brasil, como também a primeira biblioteca da América Latina.

 

Foi inaugurada em 1811 durante o governo de Pedro Gomes Ferrão Castelo Branco. No entanto, boa parte do acervo foi destruída em 1912 durante um bombardeio político quando lá ainda funcionava o Palácio do Governo, fazendo com que apenas 300 exemplares se mativessem intactos.

Atualmente a biblioteca possui mais de 120 mil livros, além de duas salas de cinema, uma galeria de arte (Pierre Verger), um espaço de teatro (Espaço Xis), a Diretoria de Imagem e Som da Bahia, um acervo de 600 mil jornais e um restaurante.

Apesar de ser a primeira biblioteca pública do Brasil, a biblioteca mais antiga do Brasil não é uma biblioteca pública, mas é hoje patrimônio tombado da nação. Ela é a Biblioteca do Mosteiro de São Bento na bahia, fundada em 1582 e que reúne um acervo bibliográfico considerável de qualidade e extremamente raro.

O acervo está disponível online e você pode acessá-lo no site oficial do Mosteiro de São Bento na Bahia.

Como fazer empréstimo de Livros das Universidades Federais?

As Universidades Federais contam com um enorme acervo de livros e em sua maioria, livros de educação universitários de grande qualidade e respeito internacionais. Portanto, ter acesso a esses livros é essencial durante a especialização dos estudantes das mais diversas áreas e, até mesmo se você quiser saber um pouco mais sobre um determinado assunto, ter acesso gratuito a livros univesitários pode lhe ajudar muito no seu aprendizado.

No entanto, qualquer Bibliotecas Públicas no Brasil estão abertas ao público geral apenas para consulta local, ou seja, você não poderá levar o livro para ler em casa e terá que fazer a consulta do livro na própria biblioteca mediante um cadastro rápido.

Caso você seja estudante da universidade, estagiário, aluno especial, docente ou pesquisador, você terá acesso integral a maioria dos livros disponíveis, podendo levá-los pra casa e fazer a renovação semanal para continuar lendo sempre que necessário.

Para fazer o cadastro é muito simples, basta que você já tenha passado por todo procedimento de cadastro junto a universidade, então se dirija até a biblioteca e na recepção solicite um cadastro. O cadastro será feito rapidamente utilizando o seu número de matrícula e uma senha padrão fornecida por você em números.

Geralmente você tem direito de levar até 5 livros pra casa ao mesmo tempo, e deverá devolver os livros dentro de uma semana, caso o tempo não seja o suficiente para você terminar de estudar o tema que precisa no livro, você poderá fazer a renovação do livro por mais uma semana, online, através do site da biblioteca da sua universidade.

Qual a Maior Biblioteca do Brasil?

A Biblioteca Nacional, também chamada de Biblioteca Nacional do Brasil possui grande parte do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil e é considerada pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas do mundo e a maior da América Latina. Possui mais de 9 milhões de peças e fica localizada na cidade do Rio de Janeiro, RJ. O acervo teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal e hoje continua adquirindo novas peças com a ajuda de doações, aquisições e com o depósito legal. O príncipe regente D. João a inaugurou em 1810.

Bibliotecas Públicas no Brasil

O site da Biblioteca Nacional pode ser acessado clicando aqui.

Qual a Maior Biblioteca Brasileira fora do Brasil?

O acervo brasileiro também está espalhado ao redor do mundo e a maior biblioteca brasileira fora do Brasil é a Biblioteca de Oliveira Lima e fica localizada nos Estados Unidos na cidade de Washington. Possui cerca de 60 mil itens, incluindo livros, panfletos, manuscritos, fotografias e obras de arte.

O acervo foi doado a Universidade Católica da América em Washington em 1916 pelo historiador e jornalista Manoel de Oliveira e Lima (1867 – 1928).

A coleção inclui trabalhos extremamente raros e valiosos, incluindo um livro raro de Gaspar Barlaeus sobre os feitos de Mauricio de Nassau no período que governou o Brasil holandês, o livro é o “Revem per octennivm in Brasilia (História dos Feitos Recentemente Praticados Durante Oito Anos no Brasil).

Atualmente o propósito da biblioteca é o se tornar um Centro de Referência sobre o Brasil.

Você pode ouvir mais sobre e ver algumas imagens da biblioteca assistindo o vídeo abaixo:

Como ter acesso a livros gratuitos online de domínio público?

Felizmente alguns livros estão disponíveis online gratuitamente, esses são os livros de domínios público. Livros de domínio público são livros de acesso gratuito no mundo inteiro, ou seja, cuja licença foi permitida e liberada pelo governo. Existem também casos em que os autores de livros disponibilizam os livros para domínio público, fornecendo a licença de maneira gratuito para acesso geral.

Lá você terá acesso a grandes livros como a obra completa de Machado de Assis, a divina comédia de Dante e até mesmo a algumas músicas eruditas brasileiras.

O domínio já conta com mais de 2122 livros gratuitos, além de imagens, vídeo e som. Para acessar clique aqui e vá até o site do domínio público e pesquise pelas obras que forem do seu interesse.

Tipos de Biblioteca organizadas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP)

Como já comentamos acima, você já deve conhecer ao menos 5 tipos de Bibliotecas públicas no Brasil, mas iremos discutir aqui de maneira mais específica sobre como funcionam os termos e qual a função de cada tipo de biblioteca.

Biblioteca Pública

Já comentamos acima sobre a primeira biblioteca do Brasil, que neste caso entra neste tipo de Biblioteca. Ela colabora ampliando o acesso do público à informação, e atende por meio do seu acervo e serviços diferentes interesses de leitura e informação da comunidade de maneira gratuita. Atende todos os públicos, de bebês a idosos.

Biblioteca Pública Temática

Quando uma biblioteca possui um acervo especializado para um determinado público, ela é denominada de Biblioteca Pública Temática, como por exemplo a Biblioteca Pública Infantil, ou a Biblioteca Pública Especial.

O ambiente se caracteriza de maneira a representar a área/assunto em foco, os serviços que oferecem e a programação cultural.

Biblioteca Comunitária

É uma biblioteca criada e organizada pelo público local, sem influência direta do Estado.

Ponto de Leitura

Os pontos de leitura não são necessariamente bibliotecas públicas no Brasil, mas atuam como tal. São criadas em espaços em geral, como comunidades, fábricas, hospitais, presídios e instituições em geral. A maioria delas foi criada com apoio do Programa Mais Cultura que é um estímulo para criação de bibliotecas comunitárias no país.

Biblioteca Nacional

Também já comentada acima, a Biblioteca Nacional tem por função reunir e preservar toda a produção bibliográfica do país. Cada país possui a sua própria Biblioteca Nacional e toda produção bibliográfica do país deve ser enviada para a Biblioteca Nacional, garantido pela lei de depósito legal.

Biblioteca Escolar

As bibliotecas escolares tem por objetivo atender os interesses de leitura e de acesso à informação, antendendo prioritariamente alunos, professores, funcionários da unidade de ensino e até mesmo familiares de alunos e a comunidade moradora dos entornos. Está organizada de acordo com os preceitos do Manifesto IFLA/UNESCO Para Biblioteca Escolar.

Biblioteca Universitária

Também já comentada acima, a Biblioteca Universitária tem por objetivo apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão através do seu acervo e serviços. Atende alunos, professores, pesquisadores e a comunidade acadêmica em geral

Biblioteca Especializada

Atende ao público de maneira voltada a uma área específica do conhecimento, sendo vinculada a uma instituição pública ou privada e podendo se caracterizar também como biblioteca universitária quando vinculada a uma unidade de ensino superior.

Biblioteca/Centro de Referência

Bibliotecas especializadas que atuam com o foco no acesso, disseminação, produção e utilização da informação para um determinado público

Não se esqueça que você pode encontrar todas as Bibliotecas do Brasil na Brasil-Infos acessando o nosso site.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *